Restrição Tripla
Restrição Tripla – Conceito
Restrição Tripla são as demandas conflitantes entre o escopo, tempo e custo, e é necessário realizar o balanceamento dessas demandas durante o gerenciamento do projeto.
Imagine um triângulo, onde cada lado é uma destas áreas. O fato é que estas três “variáveis” possuem uma interdependência, ao alterar uma, é praticamente impossível não afetar outra.
Exemplo:
- Pense numa situação onde o cliente pede para que se reduza o prazo do projeto. Será necessário investir mais com o pagamento de horas extras, por exemplo, o que aumentaria os custos, ou reduzir o escopo, como entregar parte do que havia sido planejado anteriormente.
Para que serve a Restrição Tripla?
Todos que lidam com projetos de todas as naturezas, seja na execução, no gerenciamento ou como cliente já lidaram com frustrações que vão desde um prazo que não é cumprido, até algum produto ou serviço que ficou mais caro ou mesmo algum detalhe que ficou esquecido.
É fácil para qualquer leigo intuir que as falhas em qualquer projeto só são reduzidas (o objetivo é zerá-las, mas nem sempre conseguimos) com um bom gerenciamento que envolve grande assertividade dos gestores nas ações de planejamento, de controle e execução.
Um dos princípios que facilita a boa gestão é o da Restrição Tripla – escopo, tempo e custo. Não por acaso estas são as áreas mais nobres do gerenciamento de projetos. O conceito serve para delinear as intervenções que são feitas após a pactuação inicial, seja através de um termo de compromisso, contrato ou qualquer início formal de projeto.
Ao considerar este triângulo como uma representação das definições de um projeto, os lados (todos iguais a princípio) representam os esforços iniciais definidos no planejamento inicial e com suas medidas contribuem com os atributos de qualidade do projeto. Se durante a execução, alguma das variáveis é alterada substancialmente, as demais fatalmente serão modificadas e a qualidade terá novos padrões.
Vários