restauraçao
J. Miguel Carvalho
Pedro Carvalho
Educação Física
T1
O que é a dança?
A dança é uma das três principais artes cénicas da antiguidade. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos
(coreografia) ou improvisos (danças livres).
História da Dança
A dança surgiu na época P, onde se dançava pela vida e pela sobrevivência. com a evolução do Homem, a dança obteve características sagradas, os gestos eram míticos e acompanhavam rituais. A dança acompanhou a evolução das artes visuais como a música e o teatro.
Estilos de Dança
Dança quanto ao seu modo:
Danças a solo (balé);
Danças em dupla (quick-step);
Danças em grupo (Sapateado).
Dança a solo (balé)
• Balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática.
Dança em dupla (quick-step)
• Esta dança tem uma grande quantidade de movimentos, com muitos passos avançados. O ritmo é bastante rápido, uma vez que foi desenvolvido para ragtime.
Dança em grupo (sapateado)
• Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés. Danças quanto ao origem:
Danças folclóricas (carimbó);
Danças históricas (medievais);
Dança folclórica (carimbó)
• O carimbó é considerado um género de dança de roda de origem indígena, porém, como diversas outras danças brasileiras, miscigenou-se, recebendo outras influências, principalmente negra.
Danças Históricas (medieval)
Quanto à finalidade:
• Danças cénicas ou performativas
(contemporâneo);