Restaurantes no contexto Hist rico OPCIONAL
A história dos restaurantes é associada a cada região ou país, entretanto, o século XIX se torna o marco quando os irmãos Delmonico abriram em Nova York uma casa de doces e salgados, onde também serviam café. O comportamento das pessoas começam a mudar, pois, antes disso quem tinha renda suficiente para freqüentar os restaurantes não o faziam, preferindo suas próprias casas ou casa de amigos para realizar suas refeições, e o serviço de restaurante era uma função até então, "em baixa" na época.
Uns anos depois de ser aberto o primeiro restaurante pelos irmãos Delmonico nos Estados Unidos, a arte de degustar alimentos e bebidas começou a ser reconhecida como uma parte importante da experiência de comer. Não era mais suficiente servir uma boa comida em lugar público, era preciso que essa tivesse aspecto atraente, que fosse servida de maneira educada, acompanhada dos melhores vinhos e nos mais agradáveis ambientes.
O comportamento no cenário da hotelaria começa a mudar com a chegada do suíço, Ceasar Rtiz, que ao se torna Gerente Geral do Grand Hotel National em Lucerna, Suíça, no final de 1870, promove especiais da temporada de julho e agosto que passam então a ser freqüentada por duquesas e condessas que, nessa mesma época não freqüentavam nem os salões de baile nem os restaurantes de Londres e Paris, e quando passam a freqüentar modificam o público dos restaurantes.
Em 1880, Ritz conheceu Auguste Escoffier e ao formarem sociedade tornou o ato de freqüentar restaurantes em moda. Escoffir e Ritz eram seguidos por sua clientela, na qual se incluía a realeza, para onde quer que fossem. Na virada do século, comer fora tornou-se um comportamento respeitável, mesmo entre classe alta de Londres, cujos os representantes passaram a freqüentar com suas esposas. Essas mudanças aconteceram devido, principalmente, ao extraordinário gerenciamento de pessoas e de serviços por parte de Ritz e aos incomparáveis menus de Escoffier.
Neste século,