Ressonância magnética: campo aberto
Ressonância Magnética de Campo Aberto
Instalado em nossas dependências, contamos com o que há de melhor em Ressonância Magnética de Campo Aberto.
Trata-se de tecnologia inovadora na aquisição de imagens do corpo humano sem constrangimentos para pacientes portadores de claustrofobia (medo de lugares fechados), obesidade, crianças e idosos
Os princípios físicos da Ressonância Magnética de Campo Aberto são os mesmos da Ressonância Magnética de Alto Campo onde utiliza-se um forte campo magnético criado pelo movimento de correntes dentro de uma série de bobinas espirais localizadas no interior do aparelho.Uma onda eletromagnética (pulso de radiofreqüência) é criada fazendo com que o núcleo de prótons de hidrogênio dos tecidos corporais ressonem gerando assim um sinal eletromagnético. Este sinal gerado baseia-se nas diferentes propriedades físicas de cada tecido do corpo e da posição do ímã. O sinal detectado pela bobina receptora é então enviado para uma estação de processamento de dados criando uma imagem que é enviada para o computador da sala de comandos.
Quais as vantagens da Ressonância Magnética Aberta?
Por ser um aparelho com amplas aberturas laterais o paciente pode realizar seu exame com mais tranqüilidade, comodidade e conforto.
Claustrofobia
Pacientes claustrofóbicos podem realizar o exame com o conforto e a segurança de uma ressonância aberta causando sensação de liberdade e controle da situação. Estes pacientes muitas vezes eram submetidos a procedimentos anestésicos para realizarem seus exames ou até mesmos desistiam de fazê-lo. O Centro do Cérebro e Coluna investe em tecnologias alternativas para satisfazer as diferentes necessidades de seus pacientes.
Obesidade
Pacientes obesos podem realizar seus exames sem constrangimentos visto que a Ressonância Magnética de Campo Aberto possui uma mesa com ampla abertura nas laterais conferindo maior espaço e conforto durante a realização do exame.
Crianças