Respostas
Em química orgânica, um composto insaturado (mais raramente, em insaturação) é um composto químico que contém ligações pi carbono-carbono tais como um alqueno ou um alquino e seus derivados. Em um composto saturado estas ligações pi são removidas pela adição de hidrogênio e não existem mais ligações múltiplas.
Neste sentido ácidos graxos e seus derivados, como os lipídios, por exemplo, são classificados como saturados ou insaturados, de acordo com seu "número de iodo".
A insaturação permite, por exemplo, que alquenos recebam a adição de determinadas espécies químicas reagentes com facilidade em suas moléculas, diversamente dos alcanos, como por exemplo por halogenação, como pelo cloro em reação de adição 1 :
H2C=CH2 + 2 Cl2 → H2(Cl)C-C(Cl)H2
Saturação
Quanto maior o grau de insaturação, menor será o ponto de fusão de substâncias orgânicas de cadeias longas, não só os ácidos graxos. Isso decorre do fato da insaturação entre átomos de carbono (ligações duplas ou triplas) tornam a cadeia carbônica mais rígida. Isso dificulta o empacotamento das moléculas entre si, aumentando as distâncias intermoleculares, enfraquecendo as forças de atração e por fim diminuindo o ponto de fusão.
Saturação de Soluções
Poucas substâncias encontradas na natureza são puras, a maioria delas é formada por mais de uma substância, conhecidas como misturas. As misturas constituídas de duas ou mais substâncias e que apresentam aspecto uniforme são chamadas de soluções. O ar que envolve Terra é um exemplo de solução gasosa formada por gases como O2 e N2, a água dos oceanos é uma solução líquida de vários sais dissolvidos, as ligas metálicas são soluções sólidas, por exemplo, o aço.
Para que uma solução seja formada, é preciso haver dois componentes: o solvente, aquele que dissolve, e o soluto, aquele que é dissolvido. O solvente é encontrado sempre em maiores proporções do que o soluto e existe também, uma determinada quantidade de soluto que o