Respostas à perguntas de teoria do direito
Teoria do Direito
Prof° Giovanne Henrique Bressan Schiavon
Direito 1° Período – Turma ‘A’ Matutino
Larissa da Silveira
1. O que é moral?
Etimologicamente traduzida como “costume”, a Moral relaciona-se com as tradições, valores e motivos que fundamentam as ações humanas, pois se trata de conceitos universais do que é certo ou justo, em geral, reconhecidos racionalmente como tal. Apesar dessa característica, a existência da Moral não depende da aceitação ou de sua reprodução pelos homens, pelo contrário, ela impõe-se como regras corretas que devem ser seguidas. Kant a relaciona ao dever, sendo necessariamente regida por uma máxima (imperativo) que permita a universalização de suas praticas. Esse caráter universal só é possível porque a Moral se refere à coletividade ou, ainda, aos interesses particulares comuns a todos e regula, através de normas, a consciência interna de cada um e suas obrigações frente à sociedade.
2. O que é ética?
A Ética se caracteriza por regular o modo de vida das pessoas em uma determinada sociedade, no sentido de induzir as ações ao que é aceito como correto. Isso significa que a Ética é considerada dentro de um contexto social e um período histórico, o qual determina a visão do certo e do justo, ocasionando o reconhecimento e identificação de cada um com o coletivo, ou seja, a subjetividade do indivíduo em relação ao que é vivido pelo grupo.
3. O que são máximas?
Podendo se referir tanto a ética quanto à moral, as máximas são o princípio subjetivo ou a intenção que leva uma pessoa a agir. É uma formulação concisa, que orienta a conduta dos indivíduos, podendo ser justa ou não, certa ou não. Apresenta-se como uma espécie de regra para os comportamentos em geral, pautados na vontade da pessoa em querer praticar determinado ato. Julga-se que o valor moral de nossas ações é determinado pelas máximas que nos guiam, ou seja, o que mais importa não é a ação em si, mas o que a