Quest Es Persistentes HART Paper
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ
FELIPE ANTONIO GUALBERTO BERNARDES
“O que é Direito?”: As definições de Herbert L. A. Hart
“Paper” referente ao Capítulo I do livro O conceito de direito, de Herbet L. A. Hart, Turma: DI1NA, Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito I, Prof. Me. Ricardo Evandro S. Martins.
Belém-PA
2015
INTRODUÇÃO Com o intuito de melhor conhecimento acerca do primeiro capítulo do livro “O Conceito de Direito”, de Herbert L. A. Hart, este “paper” se baseará nos conhecimentos do autor para se estruturar. O autor, nascido em 8 de julho de 1907, em Harrogate, na Inglaterra, publicou o livro no qual esse “paper” se baseia em 1961, a partir do seu conhecimento adquirido através de doutorados pelas universidades de Glasgow, Kent, Estocolmo, Chicago, Harvard e Cambridge. Posterior a Kelsin, o autor acredita na teoria Juspositivista, a qual afirma que o direito não vem da natureza, ao contrário do que acreditam os jusnaturalistas, mas sim que é algo criado pelo próprio indivíduo.
Faz-se necessário o entendimento sobre o assunto, principalmente sobre a resposta da pergunta “o que é Direito?”, tratada não só pelo autor, mas também por professores da matéria e alunos interessados. Ao possuir tal conhecimento, pode-se avançar intelectualmente nas matérias de IED e HDPJ de forma conjunta, aprofundando discussões, baseadas a partir de afirmativas de um autor renomado, adquirindo um conhecimento que não será necessário apenas para esse semestre, mas para o resto dos estudos no Centro Universitário do Estado do Pará, unidade de Direito, e para uma vida profissional na área. A obra possui um primeiro capítulo dividido em três partes: “Perplexidade da teoria jurídica”; “três questões recorrentes” e “definição”, sendo todos empenhados a esclarecer a perplexidade construída acerca da pergunta “o que é direito?”. Além disso, apresenta-se também como uma crítica a escritores