RESPOSTAS WEB 4
1: A discussão sobre política pode tomar diversos rumos diferentes, mas uma das perspectivas que fundamentam todos estes debates envolve aquilo que os filósofos contratualistas trataram por estado de natureza. Tendo em mente as discussões a respeito dos temas envolvendo o contratualismo e o estado de natureza, analise as alternativas a seguir, em seguida marque a resposta correta.
R:O contratualismo procura analisar a origem do Estado ou da comunidade civil a partir da ideia de uma convenção (ou contrato) entre seus membros.
2: A ONU é um importante órgão na manutenção da soberania dos Estados democrático. Mas não é apenas isto.
Qual é o papel da ONU?
Assinale a alternativa correta.
R:A ONU busca articular ações entre os Estados membros visando o bem comum em diversas áreas como saúde e educação, por exemplo.
3: Vivemos em uma sociedade moldada pelas instituições: Estado, família, igreja, escola, casamento, etc.. Essa forma de organização institucionalizada tem um nome e uma origem: O ESTADO MODERNO.
Quais são as característica do Estado Moderno, ou seja, o é preciso para o Estado se legitimar?
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
R: O Estado precisa ser legítimo, soberano, ter a posse de um território, ser autônomo e independente em suas decisões.
4: De acordo com Locke, o Estado não deve intervir, mas garantir o livre exercício da propriedade, da liberdade e da iniciativa econômica. Esta forma de pensamento ficou conhecida como liberalismo e teve expressões não apenas na política, mas também na economia.
Analise os verbos a seguir.
Qual o que melhor descreve a atuação do governo?
R:Legislar
5: Jean Bodin (1530-1590), filósofo do século XVI (16) apresentou o conceito de soberania que, para ele é o poder absoluto e perpétuo de uma república. Soberano é o Estado cujo poder é originário, ou seja, não é um poder delegado, que não foi recebido. O poder do Estado repousa em si mesmo, é irresistível, independente, absoluto e perpétuo.
Com base