Respostas do capitulo 11 val dusek
Eldemberga Grangeiro dos Anjos
Ética e Filosofia para o administrador
Administração 2012.1 noite /sala – D-6
Questionário do 11º capítulo do livro Filosofia da tecnologia
1- O termo “luddita” é historicamente preciso quando usado para descrever críticos contemporâneos da tecnologia? R – Não, ele é um tanto enganoso, pois os primeiros luddistas da primeira metade do século passado, tinham uma certa aversão a tecnologia, visto que a mesma tirava seus empregos ou quando não, fazia com recebessem menos no processo, ou seja os luddistas históricos estavam preocupados com as questões econômicas que envolviam as novas tecnologias, gerando empobrecimento direto ou perda de emprego, sobretudo por parte dos tecelões e de outros trabalhadores têxteis da Grã Bretanha. Já os críticos contemporâneos da tecnologia dão prioridade mais ao estilo de vida, vendo dessa forma a tecnologia como algo prejudicial a vida e a saúde, tornando o individuo um ser alienado. Os críticos atuais estão mais próximos da visão dos românticos, onde a tecnologia é vista como inimiga da vida bem vivida.
2- Você pensa que o holismo é uma abordagem valiosa da natureza? O holismo é uma abordagem valiosa para a ciência, ou a abordagem analítica e atomista é a única viável?
R – O holismo é uma abordagem válida e tem a sua devida importância, todavia o que não se pode é levar o holismo ao extremo, existem alguns graus de holismo, como o organicismo e o relacional que trazem interpretações de um organismo como um todo e não apenas de suas partes, nessas visões pode-se compreender a interligação das coisas com o meio ambiente e demonstra a importância do todo, todavia a abordagem analítica e atomista que analisa primeiramente as partes para explicar o todo também tem sua importância e contribuição, pois das partes também pode-se entender o todo. Sendo assim, tanto a abordagem holistica quanto a analítica e atomista são viáveis e podem se complementar,