Respostas comunicação e expressão 1
Quando escrevemos um texto, temos um objetivo; de acordo com essa intenção,privilegiamos esta ou aquela função da linguagem. Assinale a afirmação corretaa respeito do texto abaixo:http://omundodaslinguas.blog.com/files/2010/01/virgula_abi.jpgAcesso em 4 de outubro de 2010 às 16h53.
RespostaRespostaSelecionada:b.
Podemos identificar a presença da função poética, pois há umapreocupação estética com a forma como a mensagem foitransmitida.
RespostaCorreta:b.
Podemos identificar a presença da função poética, pois há umapreocupação estética com a forma como a mensagem foi transmitida. Feedback daresposta:
Resposta Correta: A função predominante é a poética, pois há odesenho da vírgula associado ao poder sugestivo que o uso dessesinal de pontuação pode causar quando aparece em diferentesposições na frase ou período.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Leia o texto a seguir.FALSOS VERBETESLuís Fernando VeríssimoEstá aí uma coisa que eu não sabia (entre 17 milhões de outras). Há umatradição de editores de dicionários e enciclopédias incluírem pelo menos umverbete falso em suas obras, para protegerem seu copyright, facilitandoprocessos de plágio contra eventuais copiadores. Quem repete o verbete falso éporque copiou, por mais que o disfarce.Não sei se o costume (da cópia), sobre o qual li numa recente revista The NewYorker, existe no Brasil. Se existe, pode-se pensar num desafio intelectual:identificar no Aurelião e no Houaissão as palavras criadas na hora pelos seuseditores para desencorajar a reprodução clandestina. Já fiz um teste superficial eencontrei várias palavras suspeitas nos dois dicionários. Efor , por exemplo.Chefe de um país ou de um exército que preside a imolação das vítimas. Contaoutra! Osqüidate . Relativo aos osqüidates, povo da Gália aquitânica. Rá! Pode-se imaginar o brilho nos olhos de quem bolou esta.Trofobiose é outra palavra altamente improvável.E sempre desconfiei que esdrúxulo foi inventada por um antigo dicionarista