Respostas ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
QUESTÃO 1
A finalidade das Duplicatas Descontadas é antecipação do valor por uma instituição financeira a partir daí se tornando uma obrigação, há a troca de um direito (duplicatas a receber) por um ativo ou direito também, que seria o dinheiro que o banco disponibiliza para a empresa, mas, como a garantia para o banco é o pagamento feito pelo cliente, quando isso de fato ocorre esse valor não entra para a empresa e sim para o banco, pois é como se a instituição estivesse "pagando" por seu empréstimo. Contudo, a conta Duplicatas a Receber não deixa de existir no controle da empresa, pois foi transferido o direito de quem poderia receber o seu valor, mas originalmente a conta ainda diz respeito à empresa.
O risco da cobrança por parte da empresa junto aos seus clientes permanece com a entidade que descontou as duplicatas, nasce neste momento uma obrigação clara, o classificando como uma conta de Passivo.
QUESTÃO 2
O grupo de intangível passa a ser formado por contas que estavam em outros grupos do Ativo Permanente, e novas transações, que representam bens incorpóreos, como por exemplo, as marcas, as patentes, os direitos de concessão, os direitos de exploração, direitos de franquia, direitos autorais, gastos com desenvolvimento de produtos novos, ágio pago por expectativa de resultado futuro (fundo de comércio, ou goodwill).
QUESTÃO 3
Os ativos serão avaliados pelo custo ou mercado, dos dois o menor, sempre deduzido de provisões para perdas. Para rubricas específicas, é aceita a contabilização pelo valor de mercado e para os ativos de longo prazo, deverão ser efetuados ajustes a valor presente.
Com a vigência da Lei 11.638/07, ocorreram mudanças na estrutura do Balanço Patrimonial, como:
1 – Criação do subgrupo “Intangível” no Permanente, desdobrado do subgrupo Imobilizado;
2 – Extinção da possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado e, consequentemente, eliminação das Reservas de Reavaliação;
3 – O uso