resposta
A tela à esquerda é uma pintura; ela foi totalmente recriado a partir de balas de goma, cujo resultado podemos ver na imagem à direita.
Podemos dizer que para a reconstituição desse quadro, o tipo de intertextualidade usado foi:
a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
b) a paródia, pois houve a inversão do original, dando à imagem um tom mais irônico.
c) a paráfrase, já que o original foi plenamente respeitado; não há mudança no material usado para as duas produções.
d) a paródia, uma vez que houve desrespeito, caracterizado como plágio e a reconstrução foi feita sem autorização do criador original.
e) a intertextualidade implícita, uma vez que a pintura original foi citada verbalmente na segunda imagem.
.
0,2 pontos
Pergunta 2
Leia o texto a seguir. Ele baseia-se na conhecida história “Chapeuzinho Vermelho”.
Bem brasileiro
Chapeuzinho Vermelho recebe um e-mail de sua mãe dizendo que a avó tinha acabado de ser operada: acabara de fazer uma lipo, colocou botox. Portanto, chapeuzinho deveria visitá-la.
Chapeuzinho decide levar sorvete para sua avó, aliás, sorvete diet, pois ela já é uma pessoa de idade, apesar de não admitir. Chapeuzinho resolveu, então, pegar o coletivo para ir ao hospital.
O problema é que seu ex-namorado Lobo, um sujeito barra pesada, ficou sabendo da história e resolveu se antecipar, pegando um moto-táxi. Logicamente, ele chegou antes, pois Chapéu teve de enfrentar um ônibus lotado e um trânsito infernal.
Ao chegar no hospital e se deparar com a velha, o lobo sacou seu trêsoitão e mandou chumbo na velha. Chapeuzinho havia acabado de chegar e assistiu aquela cena digna do Linha Direta. Tentou chamar a rádio patrulha, porém, a polícia estava em greve.
Então, num acesso de fúria,