resposta unidade web
“(...) Avaliamos em 6 milhões o número de negros introduzidos no Brasil como escravos até 1850, quando da abolição do tráfico; em 5 milhões o número mínimo de índios com que as fronteiras da civilização brasileira se foram defrontando, sucessivamente, no mesmo período; e em 5 milhões, no máximo, o número de europeus vindos para o Brasil até 1950.
Destes 5 milhões, apenas 500 mil ingressaram no Brasil antes de 1850.
De seus bagos viemos. (...)”. (RIBEIRO, 2005:228).
A principal característica do povo brasileiro é sua miscigenação racial e cultural, que gerou um povo novo, aberto ao futuro e que não se fecha ao estrangeiro, mas que o recebe e dilui sua cultura em um imenso caldeirão cultural.
Uma metáfora foi usada pelos modernistas de 1922 mo “Manifesto Pau Brasil” para ilustrar essa característica do povo brasileiro. Qual é ela?
Resposta
Resposta Selecionada:
Antropofagia cultural;
Resposta Correta:
Antropofagia cultural;
Feedback da resposta:
Dos lusitanos, o Brasil recebeu toda a organização do Estado, a religião e a língua oficiais, toda a cultura ocidental desde os gregos, os saberes árabes, e a demarcação territorial, ou seja, a identidade de um povo-nação. Desse caldeirão cultural, forma-se o Brasil. Um dos principais traços culturais brasileiros é o fato de que, sempre que uma nova cultura chega a este país, esta não se fecha em guetos, mas ao contrário, contribui com novas texturas à cultura brasileira, numa verdadeira antropafagia cultural, muito bem retratada pelos modernistas paulistas na Semana de Arte Moderna de 1922, no Manifesto Pau Brasil, no qual descreve-se que o Brasil digere tudo o que culturalmente aqui chega, processa-o e devolve um novo traço cultural que torna-se essencialmente brasileiro.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
São considerados grupos produtores detentores de conhecimentos e expressões culturais tradicionais aqueles que: