Resposta Estudo Dirigido De Embriologia Morfofisiologia
R1)
Secção Mediano: Corte que divide o corpo em duas metades (Direita e Esquerda).
Secção Sagital: Corte do corpo feita por planos paralelos ao mediano.
Secção frontal: Corte paralelo à sutura coronal do crânio, dividindo o corpo em duas metades (Anterior e Posterior).
Secção transversal: Corte horizontal, dividindo o corpo em duas metades (Superior e Inferior).
R2)
Masculino: Gônadas masculinas (Testículos), Vias espermáticas (Epidídimo, Ducto deferente, Ducto ejaculatório e Uretra), Glândulas sexuais (Vesículas seminais, Próstata e Glândula bulbouretral), Estrutura de suporte (Escroto e Pênis).
Feminino: Gônadas femininas (Ovários), Trompas ou Tubas uterinas, Útero, Vagina, Genitália externa (Pudendo feminino ou vulva), Glândula mamária.
R3)
As vias espermáticas se iniciam nos testículos, formando uma extensa rede de condutos de calibre variável que termina na uretra.
Estruturas: Epidídimo, Ducto deferente, Ducto ejaculatório e Uretra.
R4)
Vesículas seminais: São duas glândulas responsáveis em produzir um líquido viscoso, o líquido seminal, que se mistura com a secreção prostática e aos espermatozoides.
Próstata: Glândula responsável por produzir um líquido que se junta com à secreção da vesícula seminal para formar o esperma (Sêmen) e auxiliar no transporte dos espermatozoides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação.
Glândula bulbouretral ou Cowper: Essa glândula é responsável pela secreção do fluído pré-ejaculatório que integra com o líquido seminal.
R5)
O processo ocorre nos testículos (Gônadas masculinas)
Multiplicação: As células primordiais dos testículos, diplóides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.
Crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos primários, também diplóides.
Maturação: Período que ocorre a meiose. Depois da primeira divisão meiotica, cada espermatócito de primeira