Responsabilidade socioambiental na prática
Atualmente, muitas instituições vêm incorporando à política socioambiental dentro do seu ambiente corporativo visando corresponder as exigências das leis que regem essas ações, implementado projetos que envolvem a comunidade local junto à organização, e ao mesmo tempo busca o destaque e a adesão de sua marca no mercado através de consumidores conscientes do comprometimento da empresa na esfera ambiental.
A empresa Petroflex financiou o projeto Pirapama Nossa Mata, Nosso Rio. Que tinha como objetivo contribuir para o desenvolvimento contínuo das pessoas, das comunidades e dos relacionamentos entre si e com o meio ambiente. Utilizou a sua planta industrial para desenvolver o projeto, envolvendo a comunidade do seu entorno, levando-os a participar e aprender técnicas através de oficinas oferecidas pelo projeto que tinha como meta a recomposição da mata ciliar da bacia onde a planta industrial se encontra localizada.
A estratégia usada pelo projeto envolvia a integração entre empresa – governo – comunidade – universidade, que ofereciam o conhecimento necessário através da teoria e da prática das pessoas envolvidas no projeto despertando nelas o sentimento de cooperação e responsabilidade com o ecossistema em que elas estavam inseridas.
Para estimular o interesse das pessoas o projeto deu ênfase na produção de mudas e alimentos para atender necessidades imediatas, para que assim, eles observassem o resultado.
Varias teorias de gestão ambiental foram utilizadas na elaboração do projeto.
Por meio desse projeto os participantes perceberam a riqueza cultural regional em faziam parte, desenvolveram atividades por meio de oficinas, onde demonstraram por meio de resultados todo conhecimento adquirido.
A conseqüência desse projeto foi à capacitação, a conscientização, e as oportunidade que foram oferecidas as pessoas envolvidas, trazendo benefícios reais a essas, ao meio ambiente e a própria empresa.