Responsabilidade socila e meio ambiente
Estudos mostram que, no Brasil, a temperatura média aumentou aproximadamente 0,75°C até o final do século 20 (considerando a média anual entre 1961-90 de 24,9°C), sendo 1998 o ano mais quente”, explica.
Em nível regional, é possível observar que, no período de 1951-2002, as temperaturas mínimas cresceram em todo o país, apresentando um aumento expressivo de até 1,4°C por década. As tendências de aquecimento são detectadas em nível anual e sazonal, com maiores aquecimentos no inverno e na primavera.
Assim como o verificado nas previsões mundiais, o Brasil e sua população tendem a sofrer diferentes conseqüências das mudanças climáticas de acordo com a região.
Região Norte – perdas nos ecossistemas e biodiversidade na Amazônia, mais eventos extremos de chuva e secas: baixos níveis dos rios; condições favoráveis a queimadas; impactos na saúde e comércio; efeitos de transporte de umidade para as regiões Sul e Sudeste.
Região Nordeste – Mais veranicos; tendências para aredização;alta taxa de evaporação pode afetar nível dos açudes e agricultura de subsistência; escassez de água; migração do campo para cidades ( refugiados do clima); possível elevação do nível do mar.
Centro Oeste –Mais eventos extremos de chuva e seca; impactos no Pantanal e no Cerrado; altas taxas de evaporação e verânicos com ondas de calor que pode afetar a saúde, a agricultura e a geração de hidroenergia.
Sudeste – Similar ao Centro Oeste; possível elevação do nível do mar.
Sul – mais eventos intensos de chuva; aumento da freqüência de noites quentes; altas temperaturas e