Metodologia sox
A proposta deste trabalho é fornecer informações referentes ao ato Sarbanes-Oxley e seus requerimentos chaves, bem como demonstrar a importância de um ambiente com controles internos devidamente implementados, dando suporte as informações financeiras divulgadas ao público externo à companhia, como por exemplo, acionistas, orgãos reguladores, imprensa, etc.
A QUEDA DE GRANDES EMPRESAS
O mercado de capitais sempre foi a base fundamental da economia norte-americana, conhecido por uma rígida estrutura regulatória, por muito tempo foi admirada e servindo inclusive de inspiração para o restante do mundo. No entanto, vários escândalos envolvendo grandes empresas norte-americanas, como a ImClone Systems, a Tyco, a WorldCom e a Enron, provocaram uma verdadeira crise de credibilidade no mercado dos EUA. Tais escândalos acabaram por demonstrar que a qualidade das leis e a atuação do órgão regulador, representado pelo Conselho de Normas Contábeis do Financial Accounting Standards Board – FASB, órgão responsável pela emissão das normas daquele país, e pela Securities and Exchange Commission – SEC, órgão similar à CVM brasileira, não eram tão suficientes quanto se imaginava ser.
A falência das grandes empresas norte-americanas comprova a ganância e a imprudência de seus administradores, que “maquiaram” os balanços contábeis para obter vantagens sobre os investidores até mesmo nos momentos em que essas empresas enfrentavam problemas financeiros. O executivo Dennis Kozlowski da Tyco foi indiciado por sonegação de US $1 milhão em impostos sobre a compra de obras de arte no valor de US$ 13 milhões, quando simulava a transferência das obras para outro estado norte-americano a fim de não pagar impostos.
No caso da Imclone Systems, ocorreu um conflito de interesses e o uso de informações privilegiadas. As ações da empresa estavam em alta em função do desenvolvimento de remédio contra o câncer. No entanto, já era de conhecimento dos diretores que o Federal Drugs