Responsabilidade social
A estrutura da Teoria Contábil brasileira é definida pelo CFC, Conselho Federal de Contabilidade, órgão que normatiza e fiscaliza o exercício da profissão contábil. É ele quem regula os princípios contábeis e edita as NBC, Normas Brasileiras de Contabilidade.
O CPC Comitê de Pronunciamento Contábil, tem também um papel muito importante na Teoria Contábil, pois é o órgão que busca a convergência das normas brasileiras às normas internacionais. Tal convergência tem o objetivo de reduzir custos na elaboração de relatórios contábeis, reduzir riscos e custos nas análises e decisões, dentre outros.
A CVM Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, tem o papel de disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.
Princípios Fundamentais Da Contabilidade
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissionais. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. São eles:
Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro Pelo Valor Orginal, Atualização Monetária, Competência E Prudência.
Entidade
O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como