Responsabilidade Social
Curso: Engenharia Civil
Projeto – Atividade prática
Parte 1.
Professora: Lucia Sirleni Crivelaro Fidelis
Aluno: Jefersson Weudes Gomes de Sousa e Silva
RA: 21030
Engenharia e a responsabilidade social
Os profissionais da engenharia estão presentes no desenvolvimento social e tecnológico, onde se tem grande responsabilidade social. Mas não se resume apenas no desenvolvimento auto sustentável, mas sim nas várias partes do desenvolvimento e entre as responsabilidades importantíssimas, está o meio ambiente, qualidade dos serviços prestados e a acessibilidade.
Diversos problemas poderiam ser evitados através de uma avaliação sobre o que se desenvolve e é lançado no mercado, quando um engenheiro projeta uma área ou desenvolve um produto, deve ter em mente não só o produto final, mas também todos os aspectos que possam prejudicar de forma direta ou indireta as pessoas.
Em âmbito social e trabalhista do engenheiro, ele deve pensar na responsabilidade de suas tarefas, por mais que o orçamento do projeto ultrapasse os limites financeiros, não se pode deixar a segurança de lado, o engenheiro não pode se deixar levar pela pressão do seu superior em fazer com que o projeto saia dentro do orçamento previsto, as vezes melhor arriscar o emprego do que a reputação, melhor fazer algo bem feito do que fazer algo que depois de pronto venha a ter problemas gravers. Isso é pensar nas pessoas que irão usufruir do que será planejado, na segurança de todos que irão fazer e uso e dos que estarão ao seu redor.
Dentro dos parâmetros de meio ambiente, a responsabilidade social bate mais forte, ainda mais agora que meio ambiente é o foco principal para todas as atividades, a preservação, a adaptação das empresas, prédios e residências nas áreas florestais estão crescendo bastante e com isso os grandes casos de destruição crescem da mesma forma, pensar em meio ambiente não é apenas pensar no presente e no seu próprio benefício, é