responsabilidade social
Responsabilidade Social Corporativa
Introdução
Em um ambiente de crescimento e globalização em que as empresas visam lucros cada vez maiores, o desafio é aliar a lucratividade,competitividade e responsabilidade social e ambiental.Nesse ambiente que as empresas socialmente responsáveis se destacam, diferenciando das demais e agregando valor aos produtos,serviços e a sua marca.
Responsabilidade Social
Origem
As primeiras citações são datados do inicio de século, em meados de 1906 em trabalhos de Charles Eliot. Mas, foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen que o tema ganhou espaço.Na decada de 70 sugiram as associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Accouting Association e American Institute of Certified Public Accountants. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Definição
È o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo. Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.
È a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.
(www.wikipedia.org)
Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil