Responsabilidade social
Mariani Zuselski da Rosa
Professor-Tutor Externo: Fernanda Aguiar
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado Administração (ADG 0207) – Prática do Módulo I
01/07/2012
RESUMO
A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa. Vamos analisar as contribuições no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a corporação, quando aplicada corretamente. Também veremos empresas que já estão aderindo aos métodos de sustentabilidade e algumas até obtendo lucros, como é o caso da Unilever. Sendo assim, as informações adquiridas aqui serão de extrema importância para quem anseia por um planeta melhor.
Palavras-chave: Responsabilidade Social. Organizações. Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Algumas empresas confundem Responsabilidade Social com Filantropia. Mas o que é Responsabilidade Social? O termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros. Entretanto, tal perspectiva não se aplica no mundo contemporâneo.
Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social. Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos,