Responsabilidade Social
1. INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico e o mercado cada vez mais competitivo, mudou o paradigma das empresas no tocante à responsabilidade social. A sociedade visa pressionar as empresas a fim de obter uma gestão mais responsável. Dentro desse contexto, a responsabilidade social empresarial envolve uma série de temáticas, dos quais será abordado a Sustentabilidade, Balanço Social, Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial.
A partir dessa visão, justifica-se este trabalho pelas mudanças nos ambientes econômico, político, tecnológico e social que as empresas vêm enfrentando. O panorama mundial possui aspectos, como: a globalização, a preocupação com a ecologia, a questão ambiental e o futuro do planeta que hoje assumem grande relevância no Planejamento Estratégico das empresas.
A sociedade começa a se conscientizar em relação a um consumo sustentável, e por isso cada vez mais pressiona o Governo e as empresas a adotarem uma postura de responsabilidade social.
A responsabilidade social empresarial ocupará um papel relevante nos processos de tomada de decisão das organizações neste século e nos vindouros. Isso porque ao incorporar essas questões com inovação, com metas de determinadas pelos órgãos, as empresas buscam, além de um desempenho econômico-financeiro e governança corporativa uma forma de ajudar a todos e ao meio ambiente.
A força político-ideológica na década de 1980 e 1990 sobre o conceito de desenvolvimento sustentável ficou evidenciada através de um estilo de gestão e atividade empresarial.
A classe empresarial buscava a sua inserção e participação nas discussões em torno do conceito de sustentabilidade. Dessa forma, a preocupação com o aspecto social e ambiental nos negócios e na economia se baseava em uma mudança na dimensão empresarial, onde deveria se ter uma boa relação com o meio ambiente e a