Responsabilidade social
Inicio Trabalhos
Diabetes Mellitus tipo 1 e a distribuição de glicosimetros pelo SUS no município de Santa Maria.
2012
Danilo Rapini
1° Ano Odontologia
Introdução:
O Diabetes, Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas em vários órgãos.
O Mesmo foi subdividido em dois tipos principais 1 e 2, e outros dois que é o gestacional e outro.
Tipo 1 - Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina.
Tipo 2 - Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.
O (SUS) mostram que o Diabetes é a quinta indicação de hospitalização e está entre as dez causas de mortalidade do país, portanto foi disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
Objetivo:
Verificar o numero de pacientes com Diabetes Mellitus de Santa Maria que fazem o uso de glicosímetro.
Métodos:
Realizar monitoramento/exame portátil de função digital chamado ( Glicosímetro)para verificar a glicemia .
Sua finalidade é manter o mais próximo possível da realidade.
Resultados:
Na secretaria da saúde há hoje 2095 pacientes cadastrados em uso da insulina, para isso é exigido alguns documentos e atestado medico com CID E10 informando qual o tipo de diabetes do paciente.
Conclusão:
A população brasileira, cerca de 85% não tem conhecimento do uso do glicosímetro, que é de uso gratuito; este motivo acredita-se que seja a falta de comunicação com os médicos e os profissionais da saúde, e também a falta de conhecimentos por parte dos pacientes ao resultado dos valores indicados no aparelho.
Referências Bibliográficas:
COSTA, J. S. D.; et al. Prevalência de Diabetes Mellitus em Pelotas, RS: um estudo de base populacional. Revista de Saúde Pública, v.40, n.3, p. 542-545, 2006.
GROSSI, S. A. A.; PASCALI, P. M.