Responsabilidade social
A INICIATIVA PRIVADA NO CONTEXTO SOCIAL: Exercício de Cidadania e Responsabilidade Social
Roberto Fonseca Vieira ∗
Parte III: As Ações Corporativas nos Investimentos Sociais
REPONSABILIDADE SOCIAL: OS CONCEITOS!
Várias foram os conceitos que, no decorrer do tempo, atribuiu-se a expressão ‘Responsabilidade Social’. Uma das conseqüências mais negativas desta pluralidade de conceitos foi à distorção e a manipulação voluntária, por parte de alguns grupos de interesse, do significado do termo, em sua essência. Outro problema, decorrente da amplitude com que esta temática se defrontou, e ainda se defronta, foi e continua sendo à dúvida criada em torno da questão: Com relação a quem, exatamente, a empresa tem responsabilidades sociais? A sociedade, como um todo, é formada por muitos grupos, cada qual com interesses particulares, muitas vezes conflitantes entre si. De que forma a empresa pode atender verdadeiramente ao interesse público, sem que perca sua característica de unidade econômica? Estas questões são levantadas toda vez que se procura entender a empresa como organização socialmente responsável.
∗
Pós-Graduado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estácio de Sá. Pesquisador no Núcleo Comunicação Organizacional e Relações Públicas junto A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. Autor de Livros, entre os quais “Relações Públicas: opção pelo cidadão”. RJ: Mauad, 2002, e "Comunicação Organizacional: Gestão de Relações Públicas". RJ: Mauad, 2004.
ANO 5 – N.22 – SALVADOR/BA – MAI, 2007 – ISSN: 1809-1687 A título de ilustrar a multiplicidade de interpretações do conceito de 'responsabilidade social', citemos o pensamento de Thomas Zenisek: “Para uns é tomada como uma