Responsabilidade social e meio ambiente
Introdução
Os pilares da sustentabilidade estão fundamentados em três dimensões – a Econômica, a Ambiental e a Social.
Para o Banco Mundial no aspecto econômico, a sustentabilidade significa basear as politicas de desenvolvimento e as ambientais numa comparação entre custos e benefícios e uma analise econômica que fortaleça a proteção ambiental.
No aspecto ambiental é enfatizada abordagem ecológica, focada na resiliência dos sistemas físicos biológicos (a capacidade que um sistema tem de enfrentar distúrbios, mantendo suas funções e estrutura).
Nesta perspectiva a principal preocupação é relativa aos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Sachs (1993) afirma que a sustentabilidade ecológica pode ser ampliada mediante a utilização do potencial encontrado nos diversos ecossistemas, sem prejuízo aos sistemas de sustentação da vida, para proposito socialmente válidos.
Com relação ao Sócio cultural ele esta focado na estabilidade do sistema ou seja a abordagem enfoca estratégias de sustentabilidade de longo prazo que , dentro da lógica de desempenho e lucro da economia tradicional, comtemplam a preocupação com as consequências sociais e ambientais das atividades, tendo em vista o objetivo de contribuir par a melhoria da qualidade de vida das comunidades, para a memoria cultural e para desenvolvimento social e econômico.
Desenvolvimento
A maioria da população brasileira vive em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental.
Pela Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada, inicia-se um amplo processo em nível global orientado para criar as condições que formem uma nova consciência sobre o valor da natureza.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades.