Responsabilidade social e meio ambiente
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM Feira de Santana 2010
Introdução
Nas últimas décadas, o aumento de problemas relacionados aos segmentos sociais e fatores ambientais gerou uma série de reflexões envolvendo questões como: a desigualdade social, a violência urbana, a má distribuição de renda, o desmatamento florestal, a poluição das cidades, o consumismo, o marketing deceptivo entre outros. Detectou-se que a qualidade de vida da sociedade estava sendo afetada e que haveria necessidade de se fazer algo para evitar um dano ainda maior à coletividade. Dentre estas opções estaria a atribuição de responsabilidades sociais e ambientais, como:
Sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. Por isso, o desenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações – sejam elas de governos ou de empresas, sejam elas locais nacionais ou globais – levando em conta, simultaneamente, as dimensões econômica, ambiental e social.
Política nacional do meio ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
Saneamento ambiental tem por objetivo alcançar salubridade ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições
De vida urbana e rural.
Planejamento ambiental é a organização do trabalho de uma equipe para consecução de objetivos comuns, de forma que os impactos resultantes, que afetam negativamente o ambiente em que vivemos sejam minimizados e que, os impactos positivos, sejam maximizados.
Sustentabilidade
Por volta de 1987