Responsabilidade social e meio ambiente
Este relatório tem por objetivo identificar a melhor forma de planejamento ambiental na área de saneamento básico para um município, mostrar as diversas formas de utilização das ferramentas de planejamento e compreender o planejamento ambiental como forma de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes ao desenvolvimento do município.
ETAPA N°1
Conceitue e identifique sustentabilidade e planejamento ambiental
SUSTENTABILIDADE é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica de certo nível por um determinado prazo. Em anos recentes, tornou-se um principio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidade presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em principio.
O principio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), ate o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
PLANEJAMNETO DE AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO DE UM MUNICÍPIO
O meio ambiente redefine a economia, a sociedade e a política. O conceito de desenvolvimento sustentável integra a dimensão ambiental ao desenvolvimento sócio-econômico, neste final de século como expressão contemporânea da noção de progresso. A busca de solução para os problemas ambientais tornou-se uma prioridade no Brasil e no mundo. Organismos financeiros internacionais consideram a atenção para com o meio ambiente, um critério básico na implementação de seus programas.
O modelo de desenvolvimento brasileiro acelerou o processo de urbanização, ocasionando rápida concentração de renda e de população, o que