Responsabilidade Social no Setor Varejista: Filantropia, Ações Esporádicas ou Atividade Institucionalizada? Um estudo de caso nos Supermercados da Grande Vitória
24774 palavras
100 páginas
1 INTRODUÇÃO1.1 APRESENTAÇÃO
Nas últimas décadas o processo de globalização se intensificou com novos negócios e tecnologias, produzindo grandes avanços em toda esfera capitalista. Junto a esse crescimento aumentou a concentração de renda, exclusão social e a degradação ambiental. Fatos anteriormente não notados hoje requerem toda atenção, como a alocação final de um resíduo após o processo industrial.
Frente a essa mudança de comportamento a responsabilidade social empresarial (RSE) vem trazendo novos conceitos para uma sociedade justa e sustentável. Não que outrora não fosse praticada, porém o agravamento dos problemas sociais exige que maiores medidas de enfrentamento sejam tomadas por agentes econômicos em nível mundial.
De acordo com o site do Instituto Ethos:
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (www.ethos.org.br; acesso em 08/09/2009)
As primeiras expressões da responsabilidade aconteceram nos Estados Unidos, em meados de 1950. Entre as décadas de 1960 e 1980 ganhou conceito e disseminou-se na Europa. Em 1990 efetivou sua atuação no meio empresarial brasileiro e mundial, aumentando a participação na área social e desenvolvendo projetos que beneficiaram os mais diversos segmentos.
É importante fazer separação entre filantropia e responsabilidade social para caracterizar o que há de novo e também para dimensionar a amplitude de cada uma. Enquanto filantropia parte de um amor à comunidade, um altruísmo, a responsabilidade social é “a obrigação que a empresa assume a sociedade no compromisso de maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos”. (FERREL