RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
Uma nova postura empresarial – O caso da CST
Karideny Nardi Modenesi Gomes
(CONSIDERAÇÕES CORRELATAS COM A MATÉRIA ESTUDADA)
Universidade ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
RIO DE JANEIRO – rj
2013
1 SUMÁRIO:
Este projeto analítico é parte integrante da matéria Cidadania e Responsabilidade Social do MBA em Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, e tem como objetivo, através de análises fundamentadas no trabalho de Karideny Nardi Modenesi Gomes, traçar reflexões acerca do abordado na disciplina. Procurou-se analisar o demonstrado no trabalho sobre a empresa analisada, sua relação com a atual expectativa do mercado e da sociedade. A metodologia aplicada foi fundamentalmente a de pesquisa e consulta ao texto, de teses e em livros e internet, sempre norteados nos aspectos abordados na matéria ministrada, com intuito de fornecer alicerces para a elaboração de um projeto de atividades correlato ao case.
2 INTRODUÇÃO
O aumento crescente da complexidade dos negócios, advindo do processo de globalização e da velocidade das inovações tecnológicas e da informação, impõe ao empresariado uma nova maneira de realizar suas transações. (ASHLEY, 2002, p. 3).
O entendimento da relação complexa que existe entre as empresas e a sociedade, incluindo comunidades, empregados, governos, e até outras empresas, concerne ao estudo da responsabilidade social de empresas. (OLIVEIRA, 2008, p. 2). Cada vez mais se percebe empresas privadas procurando atuar como agentes de desenvolvimento. Além de vender bens e serviços, preocupam-se em mostrar responsabilidade pelo contexto social e ambiental em que realizam suas atividades, mantendo um bom relacionamento com os seus stakeholders. (GOLDSTEIN, 2007, p. 7).
A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros