Responsabilidade Social da Coca Cola
22.07.08 - O instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis realizou a pesquisa Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro em parceria com o Instituto Akatu de Responsabilidade Social e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. No ranking levantado com o resultado, a Coca-Cola Brasil aparece em segundo lugar como empresa socialmente responsável aos olhos do país, ficando atrás apenas da Petrobras.
Esse resultado é fruto do esforço da Companhia, ao longo dos anos, em demonstrar aos nossos consumidores o comprometimento do Sistema Coca-Cola Brasil com iniciativas socioambientais e de sustentabilidade.
O estudo analisou a evolução da percepção dos consumidores sobre o papel das corporações na sociedade e suas expectativas em relação aos impactos sociais e ambientais produzidos por elas.
Os dados se integram ao levantamento global feito em mais de 20 países, sob a coordenação do Instituto GlobeScan. De acordo com a pesquisa, o interesse do brasileiro por ações de responsabilidade social se manteve estável nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, o consumidor valoriza a parceria de empresas com ONGs, e sabe que tem o poder de influenciar as companhias. É visível também que a larga maioria de líderes e formadores de opinião (65%) é ativa em debater este comportamento das corporações, em proporção bastante maior que a média da população (41%). Entre as áreas sociais que as instituições podem contribuir, os brasileiros elegeram o setor de saúde (28%) e educação (22%) como prioritárias para a melhoria da comunidade.
O levantamento do estudo no Brasil teve uma amostra de 800 consumidores, com entrevistas presenciais em seus domicílios. Foram entrevistados adultos entre 18 e 69 anos, residentes nas oito principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e