RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
MBA EM BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE
OS DESAFIOS DAS EMPRESAS NO QUE TANGE À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE COMO FATOR DE DIFERENCIAÇÃO
Salvador-BA
2013
OS DESAFIOS DAS EMPRESAS NO QUE TANGE À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE COMO FATOR DE DIFERENCIAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Responsabilidade Social Corporativa, do curso de MBA em Biodiversidade e Sustentabilidade da Faculdade Estácio Fib, para obtenção de avaliação. Sob a orientação da professora Georgia Gomes Vicente.
Salvador-BA
2013
1. INTRODUÇÃ
A inclusão do conceito de desenvolvimento sustentável no mundo corporativo foi definida pelo World Business Council for Sustainable Development, como o alcance do equilíbrio entre as três dimensões que balizam a sustentabilidade corporativa, que são: a econômica; a ambiental e a social, as quais influenciam todas as organizações constituintes de uma cadeia produtiva. Desta forma, o desenvolvimento sustentável requer que o setor empresarial adote uma política de proteção sócio-ambiental em consonância com o desenvolvimento econômico. Assim, as empresas podem ser capazes de realizar mudanças fundamentais em novos objetivos, para aumentar a qualidade enquanto diminuem os custos (PEREIRA, 2003).
Destaca-se que as empresas são consideradas integrantes da sociedade, devendo participar, portanto, não apenas com a oferta de produtos ou serviços de qualidade, mas também com respostas convincentes aos problemas sociais e ambientais existentes na comunidade em que está inserida. Além do exposto, o empresário também deseja evitar as penalidades da lei e as pesadas multas decorrentes do descumprimento da legislação, reforçando a idéia de sua empresa ser social e ambientalmente correta e responsável, pois será uma vantagem competitiva diante do mercado globalizado.
Como dito, frente