Respect
Rodrigo Goulart Primo Haddad
Professora: Junia Miranda
PUC Minas
08/09/2014
A minha escolha para uma experiência artística ou cultural foi a “Respect”, que é um festival multicultural e ecológico que promove a arte e cultura no sudeste brasileiro. Trata-se também de um festival de vários tipos de músicas eletrônicas como dark e progressive. Além de tocar bastante reggae, músicas indianas e muito mais. Escolhi-o pelo simples fato dele ser um festival cultural e artístico, o nome já diz tudo: Respect Arte e Cultura. Também por ser algo diferente. Dentro da programação estão inclusas ações como artes plásticas, performáticas, circenses, música, multimídia, bioconstrução, teatro, cinema e etc. Existem muitos artistas presentes no festival. Pintores, atores, cantores, poetas, dançarinos, exibicionistas entre outros. Ninfas do amanhecer são atrizes que cativam, entretêm o público, fazendo danças e interagindo-se com as pessoas ao redor. Poesias espirituais são apresentadas. Poesias que não são compreendidas pela mente, que são uma experiência interior. Feira mix é um local destinado para exposição e comércio da arte alternativa, psicodélica e artesanal. Contendo roupas, acessórios, enfeites, bolsas e muito mais. Tudo feito a mão, pelos próprios vendedores. Hippies em geral.
Foto retirada do site oficial do festival.
Apresentações de danças e pirofagia são constantes durante o festival. Tudo no meio da pista de dança, sempre impressionando o público. A feira cultural é um local destinado a exposição cultural de projetos coletivos que buscam fortalecer a cultura local, incentivar práticas mais sustentáveis ao meio ambiente e a nós mesmos, compartilhando conhecimentos e novas idéias. Diversos pintores expõem seus quadros.
Foto de minha autoria.
Na imagem acima, mostra um mural pintado a mão. Feito de pano, e pintado com tintas de vários tipos, das normais até as que