Resolução de Problemas - PDCA
4. Resolução de Problemas
A resolução de problemas consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. Há cinco pontos lógicos e sistemáticos que encaram a solução de qualquer problema:
1. Definição do problema;
2. Análise do problema;
3. Pesquisas para possíveis soluções;
4. Avaliação das alternativas;
5. Recomendação para ação.
Uma maneira de colocarmos em prática essa sistemática, se faz através da ferramenta de qualidade PDCA (Plan, Do, Check, Act), excelente ferramenta para solucionar problemas e promover a melhoria contínua do produto e/ou sistema de produção.
O PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, no entanto, ele sempre se refere a ele como o "ciclo de Shewhart". Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou o PDCA para PDSA (..., Study, ...), porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado. Repetir o ciclo PDCA pode trazer-nos mais perto do objetivo, geralmente o perfeito funcionamento e o resultado correto no final.
Em programas Six Sigma, o ciclo PDCA é chamado de "definir, medir, analisar, melhorar, controlar" (DMAIC). Certamente, a abordagem PDCA pode trazer-nos mais perto de qualquer meta que nós escolhemos. Taxa de melhoria, é um fator competitivo fundamental no mundo de hoje. O ciclo PDCA permite grandes "saltos" de desempenho ("descobertas" muitas vezes desejadas em uma abordagem ocidental), bem como Kaizen (pequenas melhorias freqüentes).
Nos Estados Unidos, uma abordagem PDCA é geralmente associada a um projeto que envolve considerável tempo inúmeras pessoas, e portanto, os gestores querem ver grandes melhorias para justificar o esforço dispendido.
No entanto, o método científico PDCA se aplica a todos os tipos de projetos e atividades de melhoria.
PLANEJAR (PLAN): Estabelecer os