Quem foi Lev Vigotski
Segundo Lev Vygotsky, o desenvolvimento da criança não começa na escola, e sim antes disso, em casa, pelas interações sociais com os pais e familiares. Por isso sua teoria é considerada histórico-social. Começando em casa, a família prepara a criança para ser educada pelos professores na escola, e ao ir para a escola, ela aprende algo novo, evidenciando as relações interpessoais.
A aprendizagem, não somente infantil, mas de qualquer idade, acontece em todos os lugares, através da comunicação que se estabelece entre adultos e crianças, possibilitando uma assimilação de experiências das diferentes gerações.
A aprendizagem acontece em todo lugar. O processo de formação de pensamento é despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações. A linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento. Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as várias relações que estes mantém entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceber a realidade. Sozinha, não seria capaz de adquirir aquilo que obtém por intermédio de sua interação com os adultos e com as outras crianças, num processo que a linguagem é fundamental.
Em sua teoria Vygotsky apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que se adianta da criança, isto é, aquele que considera o nível de desenvolvimento potencial ou proximal. O conceito de “zona de desenvolvimento potencial” possibilita compreender funções de desenvolvimento que estão a caminho de se completar. Tal conceito é