Resolução 1002/2002 em relação à engenharia quimica
Disciplina: Introdução à Engenharia
Curso: Engenharia Quimica Semestre: I
Aluno: Wallace dos Santos Coutinho
Data: 09/04/2013
Comentário sobre a Engenharia Quimica em relação à Res. 1001/2002
A resolução 1001/2002 é fundamental para o comprimento das e deveres e para o equilibrio social e econômico envolvendo as profissões. Alguns artigos são citados, e alguns deles são importantes e serão usados para uma comparação em relação a Engenharia Quimica.
(Art. 4º As profissões são caracterizadas por seus perfis próprios, pelo saber científico e tecnológico que incorporam, pelas expressões artísticas que utilizam e pelos resultados sociais, econômicos e ambientais do trabalho que realizam.)
A Engenharia Quimica é responsável pelo controle de processos quimicos, envolvendo, logicamente produtos nocivos à sociedade, porém, também há benefícios na própria, como por exemplo o tratamento de esgotos de um determinado lugar, ajudando contra a poluição e ploriferação de doenças para a população.
(Art. 6º O objetivo das profissões e a ação dos profissionais voltam-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.)
O engenheiro quimico contribui com um papel fundamental na construção da sociedade, em funções como: fabricar remédios, produtos alimentícios os quais envolvem bastante quimica e ajudando a pesquisar novos produtos para o benefício da população.
(Art. 8º
I - A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores.)
Mesmo com o desenvolvimento e produção de produtos que beneficiem a sociedade de uma certa forma, a engenharia quimica trabalha juntamente com a engenharia