Resmat I Cap 1
ENGENHARIAS CIVIL, MECÂNICA E DE PRODUÇÃO
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I – Profa M.Sc. Muriel B. de Oliveira
1
I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS TENSÕES
1.1 – INTRODUÇÃO:
A Resistência dos Materiais é um ramo da Mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que agem no interior do corpo. Assim, tem-se envolvido o cálculo das deformações do corpo e o estudo da estabilidade do mesmo quando sujeito a forças externas.
O estudo da Resistência dos Materiais tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos das propriedades mecânicas de sólidos reais, visando utilizá-los no projeto, modelagem e cálculo de estruturas.
O cálculo de uma estrutura depende de três critérios:
- Estabilidade: Toda estrutura deverá atender às equações universais de equilíbrio estático.
- Resistência: Toda estrutura deverá resistir às tensões internas geradas pelas ações solicitantes. - Rigidez: Além de resistir às tensões internas geradas pelas ações solicitantes, as estruturas não podem se deformar excessivamente.
A boa compreensão dos conceitos que envolvem a mecânica dos sólidos está intimamente ligada ao estudo de duas grandezas físicas: A tensão e a deformação, que serão abordadas durante todo o tempo nesta disciplina.
Este capítulo esta voltado para o conceito de tensão e a introdução dos métodos usados na análise e projeto de máquinas e estruturas de sustentação, que se constituem de diversos elementos estruturais que podem ser classificados como: blocos, placas, cascas (placas curvas), barras e de outros elementos estruturais complexos (Figuras 1.1 a 1.4).
Figura 1.1- Blocos (ex. sapata de fundação e bloco de coroamento de estaca)
SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR - FACULDADE REDENTOR
ENGENHARIAS CIVIL, MECÂNICA E DE PRODUÇÃO
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I – Profa M.Sc. Muriel B. de Oliveira
Figura 1.2- Placas (ex. pavimento de concreto) e Cascas (ex. caldeira,