Resistência elétrica
Resumo. O experimento apresentado a disciplina de metodologia cientifica da Universidade Federal de Itajubá tem como objetivo avaliar a resistência elétrica de um condutor metálico, efetuando medidas das seguintes características do material: voltagem, corrente e resistência elétrica, com o auxílio de materiais e instrumentos como: Fonte elétrica BK Precision 1550, Resistência elétrica comercial, Multímetros digitais, Lâmpada de 40W com contatos, Matriz de Circuito e fios, e nos resultados observou-se que os valores obtidos no experimento são próximos dos valores teóricos levando-se em conta os erros dos instrumentos de medição.
1. INTRODUÇÃO
A resistividade e condutividade são duas das principais propriedades elétricas dos materiais, permitindo-nos caracterizar se os mesmos são eficientes ou não na condução de eletricidade. Essas duas grandezas são também interdependentes da temperatura dos materiais. O estudo de suas características permite uma melhor compreensão dos fenômenos elétricos, bem como a escolha adequada de materiais elétricos para um determinado fim.
Segundo Ivair A. Santos do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos, existem vários métodos descritos na literatura que podem ser usados para o cálculo e a determinação da resistividade elétrica dc (direct current, corrente contínua) ou ac (alternating current, corrente alternada) em sólidos. A diferença entre a resistividade dc e a ac está simplesmente no tipo de excitação usada para sua determinação. No caso da resistividade dc, a amostra é excitada por um campo elétrico dc e no caso da resistividade ac, a amostra é excitada por um campo elétrico ac.
A revista Brasileira de Ensino de Física no artigo” Análogo mecânico para condutividade elétrica dos metais: efeito da temperatura” relata que: A condutividade elétrica é uma característica bastante própria para materiais como os