Atps sociologia
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso de Pedagogia/Licenciatura
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Professor EAD: Marciene Aparecida Santos Reis
Taguatinga - DF
Novembro/2013
A Sociologia e suas contribuições para a educação
O termo sociologia foi criado por Auguste Comte, filósofo do século XIX, considerado o pai da sociologia. A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais de uma comunidade buscando analisar as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.
A partir de Comte a sociologia passou a sofrer influência de vários estudiosos sendo os principais Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Suas correntes cada qual voltadas para análise da sociedade tinham como objetivo questionar a vida do ser humano em sociedade.
Auguste Comte, de corrente positivista enfatizava que “[...] tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas”. (FERRARI, 2011, p.01)
Dessa forma, pode-se inferir que a sociologia trilhou por caminhos diversos, mas sempre preocupada com o modo de vida do homem já que para Karl Marx a sociedade era dividida em duas classes: o proletariado e o capitalista. Para Durkheim o que lhe importava era que “[...] a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização”. (CAMARGO, 2011, p. 01). Para Weber a preocupação estava centrada no tipo ideal.
A partir do momento que a sociologia embarca num caminho para compreender a dimensão humana consequentemente envereda para a compreensão da dimensão educacional fazendo uma tríade sociedade/escola/educação; trazendo consigo contribuições necessárias e