Resistores
São componentes que tem a finalidade de oferecer oposição a passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de RESISTÊNCIA ELÉTRICA, que possui como unidade o ohm, simbolizado por Ω.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Os variáveis podem ser ajustados ou alterar o valor quando sofrerem influência externa. Os fixos possuem marcações indicando o valor nominal, o qual pode ser definido pela tabela de cores abaixo quando houver listras coloridas no componente.
Para verificar a resistência real utilizamos um aparelho capaz de medir resistência, como um multímetro, selecionando uma escala dentro da área marcada em ohm (Ω). O ideal é sempre utilizar a faixa mais próxima e acima do valor que se deseja medir. Por exemplo, 1200Ω medimos na faixa de 2000Ω ou 2KΩ ou a faixa equivalente que houver.
Após conectar as ponteiras no multímetro: conectar uma ponteira em cada terminal do resistor. Não alimentamos o circuito para medir a resistência.
Tensão elétrica
É a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade o volt, simbolizado por V. Existem duas classificações para tensão: contínua e alternada.
A tensão contínua é aquela que não muda de polaridade com o tempo. Pode ser simbolizada por V _ _ _ ou VDC.
Já a tensão alternada é aquela que muda a polaridade com o passar do tempo e é simbolizada por ou VAC.
Para medir a tensão elétrica entre os dois pontos desejados, primeiro alimentamos o circuito com uma fonte, contínua ou alternada, conforme a necessidade.
Após a alimentação do circuito, conectamos as ponteiras nos locais e então é medida a tensão elétrica entre eles. O conector COM será o ponto de referência (0V) e o conector V será utilizado para medir a diferença com o ponto marcado por COM.
Corrente elétrica
É o movimento ordenado dos elétrons no meio condutor. Tem como unidade o
Ampère, simbolizado por A.
O tipo de corrente depende da fonte de tensão