Resistores Não Ohmicos - Lab
FÍSICA III
PRÁTICA DE LABORATÓRIO
ENSAIOS COM RESISTORES NÃO OHMICOS
Relatório de prática realizada em laboratório Alunos:
Ensaio de Medidas de Resistores Não-Ohmicos
Objetivo:
- determinar a relação entre a tensão e a corrente elétrica aplicadas sobre um resistor;
-
Introdução:
O transformador possui um papel muito importante em sistemas de potência em corrente alternada. Ele possibilita que a energia gerada e a transmissão desta energia sejam realizadas em tensões mais adequadas - permitindo grande economia no sistema - além de permitir que dispositivos sejam atendidos individualmente nas tensões corretas.
Também é largamente utilizado em circuitos de baixa potência, em circuitos eletrônicos de baixas correntes e nos de controle. Executam funções como: casamento de impedâncias entre fonte e carga, maximização da transferência de potência, isolação de dois circuitos, ou ainda isolar apenas a corrente CC, mantendo a continuidade da CA entre dois circuitos.
Ensaio a Curto-circuito
Neste ensaio, os terminais do secundário são curto-circuitados, e no primário é aplicada uma tensão alternada, de modo que a corrente não ultrapasse seu valor nominal (dado de placa). Como a impedância de magnetização possui um valor muito superior aos valores das duas impedâncias em série, a corrente de excitação é muito pequena, podendo ser desprezada. Esta consideração implica no mesmo que utilizar uma simplificação do modelo T, o modelo L (também conhecido como Cantilever, em inglês), que desloca o ramo de magnetização para a direita ou esquerda, permitindo somar as reatâncias do primário e do secundário. Como o ramo de magnetização está em paralelo com um curto, a corrente que passa por ele é nula. Utilizar o lado de alta tensão como primário implica em medidas mais confiáveis, pois um pequeno valor de tensão aplicado ao primário é o suficiente para que a corrente atinja valor nominal.
Atividades