RESISTENCIAS A MUDANÇAS CO 2014
Organização Pública: UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas.
Estratégias que podem ser implementadas visando minimizar a resistência à mudança no processo de implementação dos valores da Nova Administração Pública:
Podemos vislumbrar grandes vantagens na adoção de estratégias visando minimizar a resistência a mudança no processo de implementação dos valores da nova Administração Pública como a UNEAL, dentre as quais podem ser elencados:
• Possibilitar o comportamento sinérgico das áreas funcionais da organização (UNEAL). É comum a existência de áreas funcionais estanques e até mesmo conflitantes, como por exemplo, as secretárias, as funções operacionais e no quadro de professores, ou em função do instinto de defesa, que motiva a formação de grupos que despendam esforços divergentes do negócio da organização, inviabilizando o comportamento sinérgico, o qual resulta na otimização da utilização dos recursos humanos, materiais e etc disponíveis. A participação das áreas envolvidas na definição da direção a ser seguida implica no comportamento harmônico das partes com o objetivo de integrar o todo.
• Gera maior interação com o ambiente, transformando a organização reativa em pró-ativa – uma organização tem várias opções de comportamentos estratégicos que podem ser assumidos perante o seu contexto ambiental, os quais resultam nos seguintes graus de interação: negativo, neutro e positivo. Em geral as organizações adotam comportamento reativo, colocando a maior parte dos esforços na análise de situações do passado e no gerenciamento do presente. Isto se configura na excessiva utilização de processos de registro e controle, em detrimento dos processos de monitoramento como geradores de insumos para um processo decisório eficaz. A utilização sistemática do planejamento estratégico garante uma interação positiva com o ambiente, provocando uma mudança de enfoque que direciona a alocação de esforços para os eventuais desvios