Resistencia Quimica PE
Resistência Química do Polietileno
Descritivo:
Devido a sua natureza não polar, os polietilenos (PEs) possuem alta estabilidade a agentes químicos e outros meios, sendo resistentes a soluções aquosas de sais, ácidos inorgânicos (exceto aos agentes oxidantes fortes, como os ácidos nítrico e sulfúrico fumegante) e álcalis. Até 60°C, os PEs são estáveis a muitos solventes.
Em anexo segue tabela de resistência química dos PEs, extraída de literatura. Os dados desta tabela foram obtidos através de testes práticos, nos quais corpos-de-prova de PE moldados por compressão são imersos na respectiva substância pura durante 60 dias, na ausência de esforços mecânicos, sendo controladas as propriedades de tração.
Salientamos que a espessura, presença de áreas tensionadas, as condições de processamento e misturas com outras resinas são fatores que afetam a resistência final da resina. Portanto, as informações disponíveis nestas tabelas referem-se exclusivamente aos PEs e às condições de teste empregadas. Assim sendo, a única maneira de avaliar a resistência do produto final é simular a situação real avaliando-se, visualmente e através de testes de resistência mecânica, o material após exposição aos produtos químicos. Os testes podem ser acelerados mediante exposição a condições mais críticas como baixas e altas temperaturas.
As informações aqui disponibilizadas têm como base o conhecimento e a experiência atuais da Braskem S.A. Cabe salientar que diversos fatores podem afetar as propriedades do produto acabado, tais como condições de processamento e uso do produto final, os quais estão fora do controle da Braskem. Assim sendo, as informações aqui disponibilizadas não podem ser tomadas como garantia da Braskem e o transformador não está isento da responsabilidade de realizar seus próprios controles e ensaios sobre os artigos que produz. Em caso de dúvidas, solicite orientação ou visita de nossos técnicos, através do site: www.braskem.com.br
Junho/2010