resisitores em serie
Calcule a resistência equivalente da associação da figura:
Dois resistores de resistências 6 Ω e 4 Ω são associados em serie. Sabendo que a intensidade da corrente da associação é de 30 A, calcule a tensão em cada resistor.
Uma lâmpada de 30V tem uma resistência de 6 Ω. Determine a resistência que deve ser colocada em serie com ela, sabendo que deve ser usada numa linha de 110V.
Dado o circuito indicado:
Determine:
A intensidade da corrente i;
A tensão entre os pontos A e C, C e D,D e B.
Determine a resistência equivalente entre os extremos A e b na figura abaixo.
Calcule o valor da resistência equivalente no circuito representado:
A diferença de potencial entre os extremos de uma associação em série de dois resistores de resistências 10Ω e 100 Ω é 220V. Qual é a diferença de potencial entre os extremos do resistor de 10 Ω?
(Fatec – SP) Dois resistores de resistência R1 = 5 Ω e R2 = 10 Ω são associados em série fazendo parte de um circuito elétrico. A tensão U1 medida nos terminais de R1 é igual a 100V. Nessas condições, determine a corrente que passa por R2 e a tensão em seus terminais.
No circuito abaixo temos a associação de quatro resistores em serie sujeitos a uma determinada ddp. Determine o valor do resistor equivalente dessa associação.
Os pontos A e B da figura são os terminais de uma associação em série de três resistores de resistência R1 = 1Ω, R2 = 3Ω e R3 = 5Ω. Estabelece-se entre A e B uma diferença de potencial U = 18V. Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B; calcule a intensidade da corrente e a ddp em cada resistor.
11.(Vunesp) Num circuito elétrico, dois resistores,cujas resistências são R1 e R2, com R1 > R2 , estão ligados em série. Chamando de i1 e i2 as correntes que os atravessam e de V1 e V2 as tensões a que estão submetidos, respectivamente, pode-se afirmar que:
a) i1 =i2 e V1 = V2.
b) i1 =i2 e V1 > V2.
c) i1 >i2 e V1= V2.
d) i1 >i2 e V1 < V2.
e) i1