Resinas na construção civil
As resinas sintéticas são polímeros preparados via processos de polimerização por adição ou por condensação. São amplamente utilizadas, na forma de soluções ou dispersões, na produção de tintas (a resina é o veículo responsável pelo brilho e pelas propriedades físicas do filme após a secagem), revestimentos de pisos e adesivos.
RESINA ALQUÍDICA
Um alquídico é produzido por uma reacção entre um ácido, um Álcool e um óleo secante. Como a reação de um ácido com um álcool gera um Poliéster, uma resina alquídica resulta da modificação de um Poliéster com a adição de um óleo secante. Os alquidicos são derivados polióis e do Ácido dicarboxílico. O termo alquídico provém do termo inglês Alkyd, que é uma modificação do termo original Alcid, o qual resultava do facto de estes produtos serem derivados da reacção entre um ALcool e um ácido.
A introdução de um óleo secante (ácido gordo) confere ao Poliéster a tendência para formar um revestimento flexível.
As resinas Alquídicas originais eram produzidas a partir do glicerol e do ácido ftálico e vendido sob a denominação comercial de Glyptal, a qual era vendida como um substituto das resinas de copal. Foi a partir deste composto que as actuais resinas foram desenvolvidas
São polímeros utilizados na indústria de tintas e, em virtude, de sua versatilidade e baixo custo, estão entre os maiores volumes produzidos atualmente no mundo.
São Flexíveis e de fácil aplicação
RESINA EPÓXI
Utilizada para ligação rígida e muito resistente aos esforços mecânicos.
É um produto destinado como selante sobre a superfície de concreto, preenchendo todos os poros. Formulado a partir de resina Epóxi especificamente para aplicação quando da execução do assentamento com argamassa anticorrosiva à base de resina Epóxi:
Apresenta total compatibilidade com a alcalinidade natural