resenhas
Nome do autor: Debora Bardam Menonça
Titulo da obra: O embasamento histórico de Sandro Botticelli no século XV ma cidade de Florença
Obra: Trabalho de graduação em Florença da Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Campos de Marília- publicado em 2009- 14 páginas
O trabalho resenhado trata-se de um artigo da aluna de graduação no 4º encontro de pesquisa na graduação em filosofia da UNESP.
A autora tem objetivo de situar a arte produzida na cidade da Florença no século XV em seu contexto histórico filosófico, observando as obras de Sandro Botticelli que se realizam no período do renascimento buscando através de suas pinturas, apresentar o contexto de belo e a consolidação da arte como disciplina intelectual.
O artigo sobre a cidade de Florença no período do renascimento buscando apresentar na figura do pintor Sandro Botticelli, características marcantes deste período. Aristocracia florentina demonstrava necessidade de expor seus ideais de conteúdo moral a sociedade, por isso, a cidade foi a grande financiadora das obras que tivessem motivos religiosos que se apresentavam através do estilo clássico do século XV, um filosofo que se destacou nesta época foi Plotino que através da sua obra desenvolvia uma interpretação própria da filosofia e da arte.
Por causa dessa força filosófica na cidade de Florença era comum formarem-se grupos compostos por intelectuais que buscavam entender o mundo por meio de estudos da arte, da matemática, anatomia e geometria. A corrente filosofia neoplatonica muda o pensamento da idade media de que a filosofia se só teria fase em conhecimentos pautados na ciência, na matemática e na observação experimental para uma aproximação da beleza com algo celestial.
Outro autor apresentado no artigo a Fiano que retrata a filosofia do neoplatonismo com dogma do cristianismo, que com a beleza ou esplendor a fase de Deus havendo nessa relação uma