Resenhas Laura Conti cap2

1233 palavras 5 páginas
CURSO DE ENGENHARIA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS E AMBIENTE
Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade
Professor: Dr. Hélvio Rech
Autor da resenha : Felipe Vieira Ferraz
Data de entrega da resenha: 05/12/2013
CONTI, Laura. A Água. In. Ecologia: capital, trabalho e ambiente. Prefácio de David Capristanoe José Dirceu. Editora Hucitec: São Paulo, 1986 (p.2 a 38).
A autora, Laura Conti, começa esse capítulo com uma pequena introdução sobre a água, sua distribuição no mundo, formas físicas que se é encontrada e a sua importância como um todo.
Em seguida ela fala como a água funciona para a fotossíntese e a respiração, desde a quebra da molécula de H2O até a liberação de CO2 e formação de energia, no caso da fotossíntese; e na energia combinada com o O2 formando novamente H2O e CO2, no caso da respiração.
Ela diz que os animais morreriam sem as plantas, mas que as plantas viveriam muito bem sem os animais. Para as plantas a agua também possui outra função como: no intercambio gasoso com a atmosfera. Os animais também usam a agua para outras funções: sustentação, transporte de nutrientes, manter a temperatura do corpo e ela também é o principal componente do sangue.
A autora fala como a evaporação da agua pelas plantas altera a temperatura e como a destruição de florestas afetará o clima. Outra importância da evaporação é como ela é “uma depuradora maravilhosa”, retornando a agua poluída, limpa através da chuva; porem não se pode ter essa afirmação como correta. É preciso com máxima urgência mudar nossos hábitos para com a água.
Laura Conti faz um breve resumo da utilização da água através dos anos, desde água para maceração, até os moinhos, depois para os diques e represas, chegando finalmente as redes de centrais hidrelétricas e depois centrais termoelétricas e nucleares.
Segundo a autora “a água não se consome, muda de lugar”. Quer dizer, antigamente o camponês tirava a água do poço, utilizava para si e aos animais e devolvia a terra. Porém agora nas grandes

Relacionados