Resenha
Plano Nacional de Formação de Professores Da Educação Básica - PARFOR
Acadêmica: Glaudianan Martins de Aquino
Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil
Docente: Ary Carlos Moura Cardoso
RESENHA CRÍTICA
Título: Como e Por que Ler a Literatura Infantil Brasileira
ZILBERMAN, Regina. Como e Por que Ler a Literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Regina Zilberman nasceu em Porto Alegre em 1948, onde se licenciou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorou-se em Romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha e realizou o pós-doutoramento no Department of Portuguese & Brazilian Studies, da Brown University, USA. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde julho de 2010, é professora adjunta de Literatura Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de 20 livros publicados na área pedagógica e educacional, dentre eles: Teoria e História da Literatura; A literatura infantil na escola; Fim do Livro, fim dos leitores?; Leitura em crise na escola: as alternativas do professor.
No livro em questão a autora procura enfatizar a importância da literatura infantil no processo cultural e social do país. Desse modo, apresenta o quadro geral do desenvolvimento de livros infantis no universo brasileiro, com vista aos autores que propagaram esse segmento nos mais diversas realidades regionais e culturais.
No primeiro capítulo Zilberman apresenta a literatura, principalmente, as de gênero infantil. Para a autora, o livro bom é aquele que permanece na memória e faz o regresso do leitor ao clássico que leu no tempo já passado, mas que ainda assim, remete boas lembranças. Contados cem anos de literatura infantil, a ênfase para os autores que fizeram histórias e contam histórias a partir das suas respectivas infâncias.
No capítulo seguinte, intitulado “Por onde começar?” a