Resenha
Resenha Descritiva
Lilian Ried Miller Barros, escritora do livro A cor no processo criativo, um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe publicado pela editora Senac São Paulo, em sua 4° edição em 2011.O livro contem 336 páginas divididos em 6 capítulos. Os temas são: Bauhaus / Johannes / Itten/ Paul Klee/ Wassily Kandinscy / Josef Albers / Wolfgang van Goethe.
É uma obra de estudo acadêmico que visa o entendimento do universo das cores baseado em grandes pintores. Esse tipo de estudo é muito raro, por essa razão a Lillian se dedicou e hoje essa obra é referencia no assunto.
Nesta obra ela traz o estudo de cada artista acima citado e sua contribuição para o processo de conhecimento da cor. Ela destaca a técnicas e descobertas de cada um.
A autora faz uma avaliação quanto a metodologia didática praticada por Johannes Itten, Paul Klee, Wassily Kandinscy e Josef Alber. Quanto ao trabalho de Gothe ela faz uma analise interpretativa da sua obra “Doutrina das cores” sobre a escola em que esse método era utilizado.
A linguagem que o livro aborda é técnica e acadêmica. Os textos construídos a cada capitulo é o resultado de pesquisas sobre os pintores e sua trajetória.
Lilian acredita que a cor assume um papel tão importante quanto a forma para elaboração do design. E que os métodos didáticos dos mestres da cor fornecem uma perspectiva de incentivo a vivência dos fenômenos cromáticos. O ensino das cores é uma disciplina no fundamento, não apenas para a formação dos profissionais que lidam com a criação de imagens bidimensionais, designers gráficos, fotógrafos, pintores, mas também, para os que desenvolvem o design de produto industrial e artesanal e até para aqueles que criam cenários, desde os ambientes da vida real até os imaginários ou virtuais (arquitetos, urbanistas, cenográficos, publicitários, decoradores, programadores e desenvolvedores de interfaces gráficas).
Ou seja, ela defende a ideia que todos esses profissionais precisam