RESENHA
INSTITUTO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ-IDECC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.
PROF. Ms JOSÉ WAGNER DE ALMEIDA
O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA
MARIA DE FATIMA FERNANDES MARAVILHA
FORTALEZA-CE
2015
O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA O desenvolvimento mental começa desde que nascemos e vai até a fase adulta e se trata de uma equilibração progressiva, onde há um estado de menor equilíbrio a um estado de equilíbrio mais avançado, cuja forma final é alcançada quando se chega a idade adulta. A crença de que, ao atingir um estágio mais avançado de desenvolvimento, inicia-se, então, um processo regressivo que conduz a velhice, deve ser refutada. As funções tendem a alcançar um equilíbrio.
Podemos comparar o desenvolvimento com a edificação de uma casa. Primeiro, há a construção dos alicerces. Quanto mais material utilizado para fortalecer e construir, mais estável e segura a casa estará. E, ao atingir o estágio final, ou seja, quando a construção é encerrada, a casa, simplesmente, não é destruída aos poucos, num processo regressivo. Ela já existe e é complementada de acordo com a necessidade de seus moradores. Tal é o desenvolvimento humano. Ao atingir o estágio mais avançado, pode-se moldar o desenvolvimento de acordo com as funções já mais trabalhadas e bem elaboradas.
Durante este processo, as funções não são descartadas e substituídas por outras mais avançadas. Na verdade, uma é pré-requisito para que a outra possa existir e se estabelecer. Os mecanismos funcionais são comuns a todos os estágios e toda a ação corresponde a uma necessidade e , como Clarapede já explicou, toda necessidade é uma manifestação de desequilíbrio. Como um cisco caindo no olho, que causará o incômodo que resultará na ação de coçá-lo ou lavá-lo. Ou a fome, que é a falta de alimentação. O corpo sente a necessidade do alimento, então buscará o que o ajudará a saciar esta