Resenha
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Ciências Sociais
Docente: Leandro Lapa
Discente: Rafael de Oliveira Silva
Matrícula: 201134534-9
RESENHA – A IMAGINAÇÃO SOCIOLOGICA; C. WRIGHT MILLS
A sociologia é um estudo cientifico que foca nos grupos humanos e seus comportamentos no âmbito social. Se concentram principalmente em interações humanas, incluindo a forma como as relações sociais influenciam as atitudes dos indivíduos e como as sociedades se formam e mudam. A sociologia, portanto, é uma ciência de grande alcance, onde praticamente nenhuma questão – de gênero, raça, religião, politica, educação, comportamentos de grupos etc. – se torna tabu para a análise e interpretação sociológica. Sendo assim, os sociólogos estudam sobre como as pessoas e a sociedade influenciam outras pessoas, pois as forças externas – ou sociais – formam experiências mais pessoais. Essas forças sociais existem por causa das relações interpessoais entre familiares e amigos, bem como entre pessoas que se relacionam no âmbito econômico, político, acadêmico, religioso, dentre outros tipos de relações provocadas pelas instituições sociais.
O texto em questão aborda e se utiliza de questões de um sociólogo especifico, C. Wright Mills. Ele define a “imaginação sociológica” como a capacidade de ver o impacto das forças sociais na vida privada e pública dos indivíduos, desempenhando então, um papel central na perspectiva sociológica.
Segundo Mills, os sociólogos devem ter um olhar para determinados eventos a partir de uma perspectiva multidimensional, com uma abordagem que defende o entendimento integral dos fenômenos, uma abordagem em que as propriedades de um sistema completo não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes. Usando a “imaginação sociológica”, que examina ambas as forças sociais e individuais ao explicar qualquer fenômeno, Mills destaca que
“O que precisam, e o que sentem precisar, é uma qualidade de